Recent Post

LUÍS ROBERTO BARROSO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A DESCRIMINALIZAÇÃO



Fato é que Luís Roberto Barroso chegou ao Supremo com o status de Guardião da Constituição.
No início deste ano, Barroso defendeu a legalização da maconha como forma de aliviar a crise no sistema penitenciário. De acordo com o ministro, a medida desmontaria o tráfico de drogas e, com isso, o número de presos diminuiria.
De lá pra cá, o Barroso foi muito criticado pela mídia tradicionalista, que o classificou como o pior e mais perigoso ministro daquela Casa, chamando-o de “Novo Constitucionalista”. Em contrapartida, a luta pela legalização da erva ganhou um grande peso com a declaração do Constitucionalista que, trouxe consigo inúmeras declarações de apoio por parte de autoridades, delegados, policiais, agentes penitenciários...
O personagem de hoje também foi um dos responsáveis por tornar o artigo 28 da Lei de Drogas, que considera criminoso quem adquire, guarda, transporta ou leva consigo drogas para o consumo pessoal.
Luís Roberto Barroso defende que a ilegalidade só assegura o monopólio do traficante. Em seu voto a favor da descriminalização do porte de drogas para consumo próprio, o ministro diz que “é preciso olhar o problema das drogas sob uma perspectiva brasileira. Olhar o problema das drogas sob a ótica do primeiro mundo é viver a vida dos outros. Lá, o grande problema é o usuário. Entre nós, este não é o único problema e nem sequer é o mais grave. Entre nós, o maior problema é o poder do tráfico, um poder que advém da ilegalidade da droga. E este poder se exerce oprimindo as comunidades mais pobres, ditando a lei e cooptando a juventude. O tráfico desempenha uma concorrência desleal com qualquer atividade lícita, pelas somas que manipula e os pagamentos que oferece. A consequência é uma tragédia moral brasileira: a de impedir as famílias pobres de criarem os seus filhos em um ambiente de honestidade”.
Portanto, ao que tudo indica, Barroso será de grande valia para o cenário a favor da descriminalização.

Next
This is the current newest page
Previous
Next Post »
Thanks for your comment